|
LENÇOS EM SEDA
|
![[Caixa dos Lenços]](imagens/capal2p.jpg) |
|
Ref. L01
|
Ref. L02
|
Ref. L03
|
A ARTE DO BATIK E SUAS PARTICULARIDADES
PROCESSO DE BATIK DESENHADO À MÃO
A técnica Malaia do batik desenhado à mão assenta
na marcação dos contornos do desenho desejado por meio de
uma fina linha de cera "canting". Usa-se o pincel quando o objectivo for
a obtenção de outras texturas ou linhas mais grossas.
DESENHO
O processo de batik desenhado à mão inicia-se pelo traço
da linha de cera sobre o tecido . Esta operação requer muita
perícia e experiência . Normalmente o pano é esticado
numa moldura e fixado periodicamente com taxas para manter o material bem
tenso.
ISOLAMENTO A CERA ("CANTING")
Usa-se a técnica de contorno com o isolamento a cera fundida
("canting") do tecido original para delinear o desenho do batik . A cera
escorre uniforme e regularmente pelo bico da pequena tigela metálica.
COLORAÇÃO
Na aplicação das cores tem que se permanecer muito atento
enquanto aplica as tintas com o pincel de modo a assegurar que cada cor
adicional combine e se misture bem. A aplicação de cores
também requer perícia. A tinta deve ser aplicada cuidadosamente
afim de evitar o derrame para o desenho de fundo ou para outros elementos
da composição.
FIXAÇÃO DAS CORES
A fase seguinte é a fixação de cores com silicato
de sódio. Isto destina-se a evitar que o tecido desbote facilmente.
FERVURA E LAVAGEM
Por fim o tecido é fervido para remover a cera e revelar o desenho
desejado. Lava-se depois repetidamente.
SECAGEM DO PRODUTO FINAL
O "batik" é então pendurado para secar, e subsequentemente
passado a ferro e embalado.
Como autor destes batikes feitos com a colaboração
de artífices malaios,
encontrei nesta milenária técnica, já por mim
usada de outra forma
nos anos setenta, mais uma forma de dar outras
expressões ás minhas criações.
LUÍS SOARES
|