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Azulejos / Ceramic Tiles

Edições Limitadas de Azulejos
Limited Tiles Editions
Ediciones Limitadas de Azulejos
 

O azulejo é uma arte milenar herança da artesania muçulmana, aclimatou-se bem na península Ibérica, tornando-se, a partir do século XV, um objecto essencial de decoração e revestimento parietal.
Produzido em larga escala em Sevilha e em Valência, onde os comerciantes portugueses o iam regularmente comprar, passou depois a ser fabricado entre nós.
Após o século XIX, marcado pela industrialização do seu fabrico e pelo recurso a padronagens estereotipadas e repetitivas, o azulejo renasceu como suporte decorativo através da recuperação operada pela arte contemporânea.  Hoje constitui, de novo, um meio singular de experimentação plástica e uma alternativa válida aos suportes mais tradicionais.
Como autor deste azulejo, tenho dado continuidade a esta milenária técnica, no sentido de contribuir para a sua renovação e actualização.

Azulejos na moldura / Framed tiles / Azulejos en el marco.


Glazed tiles were invented over a thousand years ago by the Muslims. Their use was well suited to the climate of the Iberian Peninsula and by the fifteenth century they had become an essential feature in wall decoration.
Glazed tiles were formerly mass-produced in Seville and Valencia, where Portuguese traders regularly went to purchase them. Their manufacture later spread to Portugal.
After the nineteenth century, with industrial-scale manufacture and the use of standard and repetitive patterns, the glazed tile enjoyed renewed popularity as a decorative element through its use in contemporary art.
Today, the glazed tile is once again seen as a unique visual medium and a valid alternative to more traditional wall coverings.
As the maker of this glazed tile I have sought to lent continuity to this millennium-old technique and contribute to its revival and relevance to the present day.


Azulejos na moldura / Framed tiles / Azulejos en el marco.


El azulejo es un arte milenario heredado de la artesanía musulmana que se adaptó bien en la península Ibérica y que, a partir del siglo XV, se convirtió en un objeto esencial de decoración y revestimiento parietal. Producido en grandes cantidades en Sevilla y en Valencia, adonde los comerciantes portugueses lo iban a comprar con frecuencia, pasó más tarde a ser fabricado entre nosotros.
Después del siglo XIX, marcado por la industrialización de su fabricación y por el recurso a padrones estereotipados y repetitivos, el azulejo renació como soporte decorativo a través de la recuperación que sufrió el arte contemporáneo.
Hoy en día constituye, de nuevo, un medio singular de experimentación plástica y una alternativa válida a los soportes más tradicionales.
Como autor de este azulejo, he dado continuidad a esta milenaria técnica para contribuir a su renovación y actualización.